RH – People Analytics

RH

1 – ANÁLISE DE DESEMPENHO

A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelo RH, mais especificamente pela área de gestão de pessoas, para mensurar a performance dos colaboradores ou áreas de uma empresa.

2 – TAXA DE TURNOVER

O turnover é a taxa de rotatividade de funcionários ou empregados, que mede o número que saem de uma organização durante um período de tempo especificado (normalmente um ano).

3 - CONTROLE DE PROCESSO SELETIVO

Processo de seleção, ou processo seletivo, é a segunda etapa das iniciativas de Recrutamento e Seleção. Seu objetivo é identificar, entre candidatos para uma vaga, o que mais se enquadra ao cargo.

4 – FOLHA DE PAGAMENTO

A folha de pagamento é um documento de emissão obrigatória para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária.

5 – HORAS EXTRAS

É caracterizado como horas extras todo trabalho realizado após o término da jornada normal de trabalho.

6 – 9BOX CULTURAL

É uma metodologia de avaliação de desempenho dos colaboradores que leva em conta a sua produtividade e o seu potencial de desenvolvimento dentro da empresa.

7 – ANÁLISE DEMISSIONAL

A análise demissional vai muito além da entrevista de desligamento, já que, quando usada de forma estratégica pelo RH, ela gera uma série de benefícios para a empresa.

8 – GESTÃO DE EFICÁCIA DE TREINAMENTO

A Avaliação de Eficácia de Treinamento fornece diretrizes que auxiliam as organizações a identificar e analisar as necessidades de treinamento, avaliar os resultados, monitorar e melhorar o processo de treinamento, de modo a atingir seus objetivos.

9 – CONTROLE DE VAGAS

É uma área de Recursos Humanos que objetiva atrair, escolher e contratar a pessoa certa para uma vaga de emprego.

10 – ÍNDICE DE RECLAMAÇÕES TRABALHISTAS

Esse indicador é responsável por apontar falhas na gestão, conflitos organizacionais e a falta do cumprimento dos direitos do profissional, dados importantes para analisar a idoneidade da organização perante seus funcionários ou empregados.

11 – CUSTOS DE TREINAMENTO E SELEÇÃO

É um processo da área de recursos humanos que tem a função de atrair e escolher o profissional ideal para um determinado cargo, levando em consideração o menor custo possível.

12 – TAXA DE PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

A produtividade no trabalho pode ser definida como uma relação entre o que foi produzido e os recursos utilizados para chegar a esse objetivo. É com ela que medimos a eficiência da produção do trabalho. Se trata de uma junção da quantidade de tarefas realizadas com sua qualidade.

13 – FUNIL TRIAGEM CANDIDATOS

É um “guia” que vai dar visibilidade do processo seletivo como um todo. É uma representação gráfica das etapas presentes no processo seletivo, desde a aplicação do candidato à vaga até o fechamento dela.

14 – RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

Recrutamento e seleção é o nome dado ao processo de contratação de novos profissionais, inclusive estagiários. Ele envolve diversas etapas, dentre elas a de entrevista, que é uma das principais, para avaliar se o candidato à vaga atende aos requisitos da função e está alinhado à cultura da empresa.

15 – NPS – PROCESSO SELETIVO

O NPS significa Net Promoter Score, ou seja, pontuação líquida dos promotores, se quisermos traduzir.

16 – PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL – PDI

É uma ferramenta utilizada para elevar o potencial dos colaboradores de uma organização de forma estratégica.

17 – CONTROLE DE TURNOS DE TRABALHO

São controles dos turnos de trabalho estão divididos em quatro tipos: matutino, vespertino, noturno e administrativo.

18 – CUSTO DE CONTRATAÇÃO

Mede as despesas totais por contratação, ou seja, o total gasto nos processos de recrutamento versus as vagas preenchidas.

19 – ABSENTEÍSMO

Absenteísmo é um indicador de Recursos Humanos usado para medir a soma de ausências dos colaboradores durante o expediente de trabalho. O absenteísmo pode ser por faltas, atrasos ou saídas adiantadas

20 – ÍNDICE DE RETENÇÃO DE TALENTOS

De uma forma geral, pode-se definir a retenção de talentos como um conjunto de políticas e práticas adotadas pelas organizações a fim de garantir que os seus funcionários acima da média permaneçam nela por um bom tempo.