O Estágio é uma prática de aprendizado por meio do exercício da função referente à profissão que será exercida no futuro e que adiciona conhecimentos práticos aos teóricos aprendidos nos cursos.
Há várias modalidades de estágio, o estágio curricular obrigatório que é uma atividade assegurada na matriz curricular do curso, cuja a prática varia de acordo com o curso e pode ser realizada em organizações públicas, privadas, organizações não governamentais ou através de programas permanentes de extensão da universidade.
O estágio curricular não obrigatório refere-se ás atividades complementares ligadas a área de formação do aluno, porém, importantes para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos, pois, propicia maior tempo de intercâmbio entre a universidade e os espaços de atuação, melhorando desta forma o método de aprendizagem, podendo ser desenvolvidos em organizações que mantenham convênio com a universidade.
A melhoria de aprendizado, caracteriza-se pela inclusão de universitários dos cursos de graduação, em atividades desempenhadas pelo universitário que evidenciam a capacidade técnica e didática em certas áreas do conhecimento.
De acordo com Tardif (2002) o estágio supervisionado constitui uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos alunos e, cumprindo as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, a partir do ano de 2006, constituiu-se numa proposta de estágio supervisionado com o objetivo de oportunizar ao aluno a observação, a pesquisa, o planejamento, a execução e a avaliação de diferentes atividades pedagógicas, aproximando a teoria do estudo acadêmico com a prática da atividade profissional.
Assim, o estágio supervisionado proporciona ao estudante, o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindível à execução de seu curso. Buscando, por meio desse exercício, beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso nas instituições superiores de ensino, bem como, favorecer por meio de diversos espaços educacionais, a aplicação do universo cultural dos acadêmicos, futuros profissionais.
Outros fins previstos nessa proposta são: desenvolver habilidade, hábitos e atitudes relacionados ao exercício da profissão, criando condições para que os estagiários atuem com maior segurança e visão crítica em seu espaço de trabalho, tornando-se um passo muito importante para o aluno, atuar como estagiário e poder desenvolver a capacidade pessoal a partir da experiência profissional, preparando o seu futuro no mercado de trabalho, onde poderá destaca-se e valoriza-se profissionalmente.
A sociedade está passando por constantes transformações na maneira de agir, pensar e sentir devido ao comportamento das novas gerações que envolve, inclusive, o processo de ensino e aprendizagem que precisa estar em constante transformação e o estágio, proporciona ao aluno, a oportunidade de poder sentir na prática o primeiro contato com realidade profissional da qual fará parte, promovida durante o período de estágio.