Os OKRs (Objetivos e Resultados-Chave) são um modelo de gestão contínuo do desempenho adotado pelas principais startups do Vale do Silício e, atualmente, por empresas de diferentes portes e setores de atividade. Dentre elas merecem destaque: Google, Facebook, LinkedIn, Microsoft, LG, Panasonic, Samsung, Nextel, entre outras. Os OKRs são um framework de pensamento crítico para a definição de objetivos e resultados-chave a partir dos principais desafios da empresa, com a participação ativa dos gestores e equipe de colaboradores.
O grande diferencial dos OKRs em relação as principais metodologias de gestão estratégia é a sua simplicidade – fato esse que não pode ser confundido com superficialidade! Apesar dos conceitos serem de fácil entendimento, para sua correta implementação, se faz necessário capacitar e treinas os gestores e a equipe de colaboradores da empresa. Outro ponto que merece destaque na abordagem dos OKRs é que ela promove um forte engajamento com o processo estratégico e a integração entre as equipes multidisciplinares das diferentes áreas da empresa, deixando claro para todos quais são as prioridades e o foco da organização. Por meio dos seus ciclos curtos de planejamento e acompanhamento, os OKRs permitem uma ágil execução e gestão dos projetos e das ações prioritária – tornado a execução uma competência da organização.
Para facilitar o entendimento, destacamos abaixo os principais benefícios da utilização dos OKRs (Objetivos e Resultados-Chave) pelas empresas:
- Foco: clareza das prioridades estratégicas e dos principais desafios da empresa;
- Engajamento: equipe de colaboradores engajadas com o processo estratégico e entrega de resultados;
- Execução: ciclos curtos dão velocidade à execução e permitem a avaliação contínua do desempenho;
- Cultura de transparência: os objetivos são transparentes para todos na organização promovendo um alinhamento estratégico e das equipes das diferentes áreas da empresa;
- Flexibilidade: permite a adaptação da estratégia às mudanças no ambiente dos negócios;
- Mindset de resultado: promove a mudança da entrega de tarefas para a entrega de resultados;
- Trabalho com propósito: autonomia para a equipe de colaboradores definir objetivos e metas de resultados;
- Pensar grande: busca de oportunidades de negócios exponencias e não lineares.
Além dos benefícios, é preciso destacar a importância dos fundamentos de gestão como pré-requisitos para a adoção correta dos OKRs. Nesse sentido, a implementação dos OKRs respeita a seguinte sequência: propósito, estratégia empresarial, objetivos e resultados-chave – não se começa com a definição direta dos objetivos e resultados-chave.
Em síntese, os OKRs ajudarão a sua empresa a: pensar grande, melhorar o engajamento e a integração entre as diferentes áreas de empresa, ter foco e velocidade de execução, ser adaptável às mudanças no contexto dos negócios, mudar do mindset de atividades para o mindset de entrega de resultados e entregar resultados que impactam positivamente a sociedade.
Ficou interessado em conhecer mais sobre a abordagem dos OKRs e como ela pode ajudar a sua empresa a alcançar resultados extraordinários? Converse com a Falcon RH e com a Herrero Consultoria, que elas te darão todo suporte metodológico para a correta implementação e gestão dos OKRs na sua empresa.
João Herrero