Em 1999, no Vale do Silício polo industrial no Estado da California-EUA, onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia, pouco tempo depois da Pequena Empresa Google iniciar suas atividades com pouco mais de 40 funcionário, John Doerr, um de seus principais investidores, fez uma apresentação aos empreendedores Larry Page e Sergey Brin.
Nela, ele sugeria o uso de um sistema organizacional chamado Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave) ou OKR. O sistema, originalmente uma criação da Intel, foi adotada quase imediatamente.
Hoje, o Google conta com mais de 123 mil funcionários e outros 80 mil terceirizados no Mundo. No Brasil a empresa emprega cerca de 1 mil pessoas.
A Metodologia OKR é uma maneira simples de criar estruturas para as empresas, equipes e indivíduos. E, mesmo que sua empresa ainda não utilize, ela pode ser muito útil e produtiva em sua rotina de trabalho.
Os Sistemas OKRs, proporcionam oportunidades perfeitas para superar desafios, permitindo que a administração e colaboradores de todos os setores da companhia, possam gerar um modelo de negócio repetível e escalável Fit no mercado, interagindo e trabalhando de acordo com ás expectativas dos seus clientes para escalar a organização, explorando o conhecimento dos mentores de forma mais específica, com cada participante, podendo compartilhar a imersão nos desafios com os mentores, oferecendo oportunidade de fazer network, construindo uma rede de contato de alto nível entre colaboradores focados em um planejamento ágio que alcance as metas e os objetivos do negócio, promovendo a integração e a união, com um jeito leve, tecnológico e diferente de dar e receber feedbacks positivos, nas ações e iniciativas da organização nas Áreas Funcionais Administrativa, Recursos Humanos, Marketing, Setor Comercial, Setor Operacional, nas Equipes e com Colaboradores individualmente, criando fórmulas para definir metas de acordo com a lista de “eu vou” seguido sempre por alguém, através de Sistema de Software que vai validar a sua execução (Objetivo), “medido por” (métricas de resultados-chave), que irão mostrar se os indivíduos, as equipes e a empresa, estão ou não, perto de atingir ás suas metas e objetivos.
As Empresas, estão experimentando novas formas e maneiras particulares no relacionamento de trabalho e de consumo, com base na Revolução Industrial 4.0. Com a industrialização atingindo a quarta fase, novamente, “transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”. Sendo, portanto, uma mudança de paradigma, e não apenas, mais uma etapa do desenvolvimento tecnológico.
Uma boa estratégia, com uma boa metodologia, irão ajudar a chegar onde quiser, tendo a clareza do direcionamento a curto, médio e longo prazo, fazendo uma leitura macro considerando o cenário do país e as tendências do mercado, conhecendo a necessidade do seu cliente, olhando para dentro, considerando a sua capacidade e limites internos, definindo o que é necessário para o momento atual da empresa, priorizando ciclos de planejamentos, adaptando-se diante da nova e desafiadora conjuntura empresarial, fazendo ajustes no planejamento para alcançar os Objetivos e Resultados-Chave em startups, micros, pequenas e médias empresas, assim como, nas grandes corporações do comércio, da indústria ou de serviço.
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