Recursos Humanos Estratégicos: novo modelo de administração holística
Haroldo Falcão

O Departamento de Pessoal desenvolve atividades com formatos mais tradicionais do Recursos Humanos, entre as quais estão a contratação, demissão, pagamento de pessoal, definição de cargos e salários. Estas atividades são caracterizadas como funções burocráticas que envolvem procedimentos padrão e, por operacionalização de processos. Uma grande parte das empresas, nos dias de hoje, ainda têm o setor de Recursos Humanos atuando dentro deste modelo operacional.

No entanto, em função das exigências e concorrência de mercado, uma nova modalidade de Recursos Humanos está surgindo pela terceirização das rotinas operacionais e pelo emprego do Planejamento Estratégico.

Os avanços e progressos nessa área possibilitam que os profissionais de Recursos Humanos transitem em diversas áreas das empresas e apoiem colaboradores, gestores e diretores sobre os sistemas e processos executados na organização.

O objetivo do Recursos Humanos Estratégicos é de implantar o Planejamento Estratégico definindo estratégias para a empresa por meios de: organização, objetivos, alinhamento de expectativa e a busca incessante de melhorias para o crescimento da organização.

O Recursos Humanos Estratégicos está tornando-se uma peça importante para o sucesso da organização no contexto atual de um mundo globalizado e altamente competitivo. Dentre as ações de abordagem do Recursos Humanos Estratégicos está a estimulação e o desenvolvimento de profissionais da organização, para tornar o ambiente de trabalho estimulante, desafiador e extremamente gratificante, além de desenvolver o potencial humano em relação à liderança, motivação, comunicação interativa e inovação.

O Recursos Humanos Estratégicos têm como base estabelecer o diagnóstico da realidade da empresa pela coleta de informações precisas e propõe ações de melhorias e avaliação dos resultados destas ações para dá eficácia a estas ações. Além de, recomendar novas tecnologias para reduzir falhas operacionais, retrabalho e otimização do tempo da equipe e, por conhecer os colaboradores, oferecer medidas para motivar e reter talentos.

No campo da gestão de desempenho, as avaliações serão feitas nas competências definidas e com acompanhamento de metas.

O planejamento Estratégico alinha iniciativas e ações em torno das metas que precisam ser alcançadas através do plano de engajamento dos colaboradores envolvidos com o trabalho para conseguir vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis, seguindo as cinco dimensões do conceito de liderança de Lean: propósito, processos, sistemas de gestão, capacitação das pessoas e modelos mentais.

A empresa que transformar o Recurso Humano Operacional em Recurso Humano Estratégico estará valorizando o capital humano como principal mecanismo para tornar a organização mais forte e competitiva no mercado, planejando a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas.

Haroldo Falcão
harolodo@falcaorheconsultoria.com.br