1 - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
- Avaliação de Desempenho é um método que ajuda o desenvolvimento dos colaboradores. A Avaliação de Desempenho é uma forma de valorizar o capital humano dentro da empresa, através de um processo estruturado, guiados por métricas, que melhoram os resultados da empresa.
2 - PLANO DE CARGOS E SALÁRIO
- O Planejamento de Cargos e Salários é o processo para definição e implantação das atribuições e da remuneração de cada função de trabalho. O Plano Cargos e Salários é uma das principais estratégias, para atrair, motivar e reter talentos.
3 - GESTÃO DE TREINAMENTO
- A Gestão de Treinamento é responsável por organizar, planejar, monitorar e analisar os processos de capacitação da empresa. E, diferente do que muitos pensam, a Gestão de Treinamento não resume-se à informações preparatórias para colaboradores, pois o seu objetivo vai muito além disso.
4 - GESTÃO DE METAS
- A Gestão de Metas é como uma bússula que direciona todo time a caminhar na mesma direção para tornar aspirações tangíveis. A importância da Gestão de Metas pode ser percebida, por meio de diversos benefícios oferecidos pela organização.
5 - GESTÃO DE CLIMA ORGANIZACIONAL
- A Gestão de Clima Organizacional é um conjunto de fatores que visa criar um ambiente motivador e harmônico para trabalhar. Essa prática, possibilita que os colaboradores aproveitem ao máximo suas habilidades e mantenham um ritmo de alta produtividade para o negócio.
6 – TAXA DE TURNOVER
O turnover é a taxa de rotatividade de funcionários ou empregados, que mede o número que saem de uma organização durante um período de tempo especificado (normalmente um ano).
7 – TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
O Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas está entre as ações mais satisfatórias do RH. A partir dele, podemos ver o crescimento do colaborador: quando o potencial inato adquirido, deixar de ser uma aposta para torna-se uma realização concreta através de solução, produto, serviço e inovação.
A importância do T & D é evidente através de mudanças que forçam o negócio a inovar a sua Cultura Organizacional, com base na Era da Informação e Educação, em vez, da Organização só agir, diante dos problemas e demandas a curto prazo.
8 – 9BOX CULTURAL
É uma metodologia de avaliação de desempenho dos colaboradores que leva em conta a sua produtividade e o seu potencial de desenvolvimento dentro da empresa.
9 – ANÁLISE DEMISSIONAL
A análise demissional vai muito além da entrevista de desligamento, já que, quando usada de forma estratégica pelo RH, ela gera uma série de benefícios para a empresa.
10 – CUSTOS DE TREINAMENTO E SELEÇÃO
É um processo da área de recursos humanos que tem a função de atrair e escolher o profissional ideal para um determinado cargo, levando em consideração o menor custo possível.
11 – RECRUTAMENTO & SELEÇÃO
Recrutamento e seleção é o nome dado ao processo de contratação de novos profissionais, inclusive estagiários. Ele envolve diversas etapas, dentre elas a de entrevista, que é uma das principais, para avaliar se o candidato à vaga atende aos requisitos da função e está alinhado à cultura da empresa.
12 – PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL – PDI
É uma ferramenta utilizada para elevar o potencial dos colaboradores de uma organização de forma estratégica.
13 – ABSENTEÍSMO
Absenteísmo é um indicador de Recursos Humanos usado para medir a soma de ausências dos colaboradores durante o expediente de trabalho. O absenteísmo pode ser por faltas, atrasos ou saídas adiantadas
14 – ÍNDICE DE RETENÇÃO DE TALENTOS
De uma forma geral, pode-se definir a retenção de talentos como um conjunto de políticas e práticas adotadas pelas organizações a fim de garantir que os seus funcionários acima da média permaneçam nela por um bom tempo.
15 - DEPARTAMENTO PESSOAL
É comum, confundir o conceito de departamento pessoal com recursos humanos. São setores complementares, porém distintos.
O Departamento Pessoal, ou DP é uma área técnica especializada na gestão dos direitos e deveres trabalhistas dos colaboradores. O principal objetivo do Departamento Pessoal é cumprir a legislação e as normas trabalhistas que estão em vigor. O DP também é encarregado das questões burocráticas relacionadas aos colaboradores, garantindo a correta emissão e gerenciamento de documentos. O DP é fundamental para garantir a qualidade dos processos e manter a organização dos registros profissionais de um empreendimento.