GESTÃO – MANAGEMENT ANALYTICS

Gestão

1 – FORÇAS COMPETITIVAS - PORTER

As 5 forças de Porter são: ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes.

2 – ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

É conhecida como análise de mercado, nada mais é do que o estudo sobre o que as empresas que são suas concorrentes oferecem ao público, sobre como fazem a sua gestão comercial e como são vistas por clientes e potenciais clientes.

3 – ANÁLISE SWOT – FOFA

Análise ou matriz SWOT – em português, análise ou matriz FOFA – é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

4 – BALANCED SCORECARD – BSC – MAPA ESTRATÉGICO

Balanced Scorecard - BSC é uma sigla que, traduzida, significa Indicadores Balanceados de Desempenho. Este é o nome de uma metodologia voltada à gestão estratégica das empresas. O BSC promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação.

5 – MODELO DE NEGÓCIOS – CANVAS

O Business Model Canvas – BMC ou "Quadro de Modelo de Negócios - QMN" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes em uma única página. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.

6 – DIAGRAMA DE ISHIKAWA – CAUSA E EFEITO

Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica utilizada pelo setor administrativo para o gerenciamento e o controle de qualidade em diversos processos. Em suma, serve para ajudar a refletir sobre as causas e efeitos de determinado problema e como preveni-lo.

7 – MATRIZ ANSOFF

A Matriz de Ansoff é uma ferramenta de planejamento estratégico que fornece uma estrutura para ajudar executivos, gerentes seniores e profissionais de marketing a criar estratégias para o crescimento futuro de uma organização.

8 – MATRIZ BCG

A Matriz BCG, desenvolvida por Bruce Henderson e sua equipe, tem como objetivo administrar o portfólio de produtos ou serviços de uma empresa baseado no seu desempenho no mercado e seu ciclo de vida.

9 – MÉTODO KAIZEN E 5S

O método kaizen tem como objetivo fazer pequenas mudanças, ao longo de um período de tempo, para criar melhorias dentro de uma companhia, que tenham impacto no futuro. Já o 5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. Seiso – Senso de limpeza. Seiketsu – Senso de padronização. Shitsuke – Senso de disciplina.

10 – MATRIZ OKR

OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia de gestão muito utilizada por empresas no vale do Silício. OKR (Objectives and Key Results) é um framework de definição de metas criado pela Intel e adotado por diversas empresas do Vale do Silício, como Google, Twitter, LinkedIn, Dropbox e GoPro.

11 – CICLO PDCA E MASP

PDCA é uma sigla que dá nome a uma ferramenta usada na gestão da qualidade dos processos. Seu foco é a solução de problemas seguindo as quatro fases indicadas pelas letras (Plan, Do, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Já o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) é uma forma sistemática de realização de ações corretivas e preventivas para eliminar a causa de não conformidades, além de descobrir e atacar as causas fundamentais dos problemas, evitando a repetição destes por meio de padronização de procedimentos.

12 – PLANO DE AÇÃO – 5W2H

A ferramenta 5W2H é um checklist administrativo de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas com clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. Tem como função definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará.

13 – 4Ps DE MARKETING – KLOTER

O 4Ps do Marketing são um famoso conceito que resume os quatro pilares básicos de estratégias de marketing, onde todos eles começam pela letra P: Praça, Preço, Produto e Promoção — em inglês: Placement, Price, Product, Promotion.

14 – MAPEAMENTO DE PROCESSOS

O Mapeamento de Processos é uma ferramenta utilizada para identificar todas as etapas, fluxos e objetivos de um determinado processo da organização.

15 – DIAGRAMA DE PARETO

Diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas.

16 – GUIA DE 7 FERRAMENTAS WCM

World Class Manufacturing - WCM é um conjunto de conceitos, princípios, políticas e técnicas, tem origem no “Sistema Toyota de Produção – TPS”. ... Visa otimizar Logística, Qualidade, Manutenção e Produtividade para níveis de classe mundial, através de um conjunto estruturado de métodos e ferramentas.

17 – GUIA OKR

Objectives and Key Results - OKR é um guia de gestão muito utilizada por empresas no vale do Silício. De modo simplificado, pode se dizer que é uma fórmula para definir metas sendo como “Eu vou” (Objetivo) “medido por” (conjunto de resultados-chave).

18 – ANÁLISE PESTAL

Análise PESTAL é um modelo analítico que tem como principal função proporcionar uma visão mais macro da companhia, com ênfase nos critérios Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ambientais e Legais. A ideia parte do entendimento de que fatores externos que causam impactos significativos nas operações da empresa.

19 – DIGNÓSTICO EMPRESARIAL

Quando falamos em diagnóstico empresarial, referimo-nos a uma série de ações, análises e avaliações realizadas de forma interna e externa, com a finalidade de observar toda a realidade na qual a organização se encontra.

20 – MATRIZ GUT

A matriz GUT é uma ferramenta que ajuda na priorização das resoluções de problemas. Essa matriz serve para classificar cada problema que os gestores julgam pertinente por meio de 3 critérios: Gravidade, Urgência e Tendência (probabilidade de piorar em um determinado prazo).